São Paulo FM

Acessar

CULTURA

Sarau Viva Nordeste – 2ª Edição tem programação especial para o Dia do Circo
Festival virtual chega ao fim neste sábado (27/03), após dois meses de homenagens à cultura nordestina




Palhaço Custelinha (foto: Divulgação)

Com mais de 50 artistas envolvidos, chegando a quase 30 apresentações, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição se despede do público em ritmo circense. O evento, que celebra e valoriza a produção cultural nordestina, tem trazido desde o mês de fevereiro, espetáculos, rodas de conversa e oficinas com artistas residentes em São Paulo, especialmente da cidade de Campinas, que têm a cultura do Nordeste como referência em seus trabalhos.

Comemorado oficialmente no dia 27, o Dia do Circo começa ser celebrado na véspera. No dia 26, (6ªf), às 19h30, tem a Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos com o grupo Último Tipo formado pelos artistas Déo Piti, Jara Carvalho, Velú Carvalho e Lya Bueno, cujo repertório tem diversas peças que misturam música e teatro de forma poética, irreverente e interativa. Em seus arranjos costumam incluir instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, e também instrumentos que o próprio grupo cria, como o “Pifanite” e a “Cabaça de Touca”. Com forte trabalho autoral, o grupo tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo, inclusive, apresentações de rua e itinerantes à moda dos trovadores medievais. Déo Piti foi também o facilitador da oficina cultural de Figurino e Adereços e, durante a live, vai sortear o figurino elaborado durante o curso. Para participar, basta seguir os canais do Sarau Viva Nordeste no Youtube e Facebook, marcar os amigos, e, no instagram.com/ultimotipo, marcar a frase “Eu quero ganhar o figurino do Déo Piti”.

No sábado (27), o último Grande Sarau da temporada traz o Nordeste Circense como tema, a partir das 14h, com a presença do palhaço Custelinha, interpretado pelo ator, contador de histórias e pesquisador das linguagens de palhaço, Ulisses Júnior. A contação de histórias e música ficam por conta da cordelista, compositora e escritora Edimaria e o contador de histórias e produtor teatral baiano Miro Cena. Já o escritor baiano Varneci Nascimento, autor de cerca de trezentas obras escritas em Cordel sobre as mais variadas temáticas, traz cordéis divertidos para o dia; e a cantora e compositora Ana Person encerra a tarde. Ela, que é também arranjadora e violonista, têm dois CDs gravados e premiações na música, teatro e poesia.

Vale destacar que as atrações da semana incluem também gastronomia. Na quinta-feira, dia 25, às 19h30, o chef Marcelo Reis, especializado em cozinha afro-brasileira participa do Sarau Aperitivo: Comidas Nordestinas juntamente com a cantora, cavaquinista e pesquisadora da Música Popular Brasileira, Ilcéi Mirian.


Grupo Último Tipo (foto: Naya El Khatib)

Oficinas culturais
Toda programação do Sarau Viva Nordeste - 2ª edição é gratuita e aberta, com transmissão pelo Youtube e Facebook. Somente as oficinas culturais, que também são gratuitas, precisam de inscrição prévia. Ao longo da semana ocorrem as oficinas de “Música Nordestina”, com tradução em libras, e “Construção de Bonecos com Sucata”. As inscrições podem ser feitas direto pelo site www.sarauvivanordeste.com.br.

Sobre o Sarau Viva Nordeste
Ao longo dos meses de fevereiro e março de 2021, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, festival virtual de homenagem à cultura nordestina, veio abrindo espaço para diversas apresentações de artistas sediados no estado de São Paulo, especialmente em Campinas/SP. Todos os eventos são transmitidos ao vivo pelas redes sociais e permanecem disponíveis no site do projeto.

Esta nova edição do Sarau do Nordeste foi selecionada pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc 40/2020, e tem produção da Diálogos Produções Culturais. O projeto nasceu do encontro da cordelista pernambucana, arte educadora e jornalista Dani Almeida com a produtora cultural campineira Janice Castro. Engajada em diversas atividades nos espaços culturais de Campinas, a dupla decidiu fortalecer o espaço para a cultura nordestina a partir da sua região. 

Serviço
Sarau Viva Nordeste - 2ª Edição
Até 27 de março de 2021
Programação completa: www.sarauvivanordeste.com.br
Transmissão: Youtube e  Facebook 

Próximos eventos
22 a 25/03 - das 14h às 15h - Oficina: Música Nordestina, com Gilber Souto Maior (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

23 a 26/03 – das 10h às 11h – Oficina: Construção de Bonecos com Sucata, com Grumaluc – Teatro de Bonecos  (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br)

25/03 (5ª ) - 19h30 - Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas, com Chef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian.

26/03 (6ª) - 19h30 - Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos, com o Grupo Último Tipo.

27/03 (sáb) - 14h - Grande Sarau: Nordeste Circense, com Palhaço Custelinha (performance circense), Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), Varneci Nascimento (cordéis divertidos)  e Ana Person (música).





VEJA TAMBÉM