São Paulo FM

Acessar

CULTURA

Farol Santander São Paulo lança tours virtuais das exposições abertas em 2021
Iniciativa gratuita, disponível no site do Farol Santander, é passeio cultural online para toda a família, sem sair de casa;




O Jardim das Maravilhas de Miró | Foto: Veronica Cowie

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, disponibiliza, a partir de 30 de março (terça-feira), tours virtuais pelas exposições abertas entre janeiro e fevereiro deste ano. O público poderá conferir online as mostras O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números e A Arte da Moda - Histórias Criativas. As atrações somam-se à versão virtual de ExFinito, que está no ar desde março de 2021.

O passeio online faz parte das ações que o Farol Santander tem tomado desde o ano passado, promovendo a cultura e oferecendo opção de entretenimento no contexto do distanciamento social. Os tours virtuais ficarão disponíveis enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo e alinhado com as recomendações das autoridades.

Roteiros Tours Virtuais:

O Jardim das Maravilhas de Miró (24º andar)


O Jardim das Maravilhas de Miró | Foto: Veronica Cowie

Link para o tour: www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_24

Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano. A mostra, destinada a toda a família, apresenta um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti.

As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencente ao grupo de escritores andaluzes da geração de 1927, prestou ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

Floresta de Números (23º andar)


Floresta de Números | Foto: Carol Quintanilha

Link para o tour: www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_23

A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), apresenta uma instalação desenvolvida por Moureaux em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio). A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura.

O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

A Arte da Moda - Histórias Criativas (20º e 19º andares)


A  Arte da Moda - Histórias Criativas | Foto: Fifi Tong

Link para o tour: www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_1920

Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas; a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo.

Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

ExFinito (22º andar)


Exfinito | Foto: Carol Quintanilha

Link para o tour: www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22

ExFinito apresenta a primeira grande mostra do artista chileno Iván Navarro no Brasil. Sob curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván, o passeio permite que o público conheça 14 obras de Navarro, além da instalação Escada (Caixa d'Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizado em frente ao Farol Santander.

A ideia conceitual das obras é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, com elementos que exploram luzes, espelhos, vidros e eletricidade, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido pelo artista.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de aproximadamente 800 mil pessoas e 20 exposições de arte nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
                                                 
As visitas começam pelo hall do térreo, onde os paulistanos e turistas acabaram de ganhar mais um espaço de conveniência. O Hall possui a Loja da Cidade, onde os visitantes poderão encontrar itens oficiais do Farol e de suas exposições; e mais uma unidade do Suplicy Cafés Especiais, que já ocupa o Mirante do 26º desde a inauguração.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

Serviço: Tour Virtual – Exposições Farol Santander
Farol Santander São Paulo
Onde: www.farolsantander.com.br/#/sp/tour-virtual
A partir de 30 de março (terça-feira) - gratuito
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Classificação: Livre   

 




VEJA TAMBÉM