São Paulo FM

Acessar

CULTURA

Monólogo cômico traz a atriz Carla Candiotto com direção de Neyde Veneziano no YouTube
Depois de Mistero Buffo, com Domingos Montagner, e Francesco, com Paulo Goulart Filho, a diretora estreia mais um texto do casal de dramaturgos italianos Dario Fo (1926-2016) e Franca Rame (1929-2013), O Despertar, com Carla Candiotto


Carla Candiotto | Foto: Rodrigo Veneziano

O monólogo cômico Il Risveglio (1977), de Franca Rame & Dario Fo, na tradução de Neyde Veneziano, O Despertar, é a nova criação artística da diretora, com interpretação da atriz Carla Candiotto. Foi encenado e gravado no palco do Teatro Giostri e será transmitido nos dias 11, 12 e 13, 18, 19 e 20 de junho,  de sexta a domingo, às 20h, com ingressos gratuitos. A transmissão acontece pelo canal de Youtube da Veneziano Produções. De acordo com a diretora, O Despertar é o primeiro espetáculo de uma série criada especialmente para Franca Rame e que precisa sempre de boas atrizes que tenham tem po de comédia e um entendimento profundo da tragédia do cotidiano feminino que está por trás da comédia apresentada.

O Despertar é o segundo texto dos 25 monólogos para mulheres da antologia feminina, a famosa obra do casal Franca & Fo. Seu foco é a mulher trabalhadora, a operária italiana dos anos de 1970. Na versão da encenadora, essa operária se transforma em uma vendedora de loja de R$ 1,99 assediada pelo patrão comerciante, maltratada pelo marido desempregado, e ainda sustenta a casa. “Mudamos essa função de trabalhadora de fábrica para comerciária, a fim de nos aproximarmos mais do universo brasileiro. Pretendemos provocar indignação na plateia, pelo desprezo e indiferença com que os mais ricos tratam as pessoas mais simple s, que representam uma classe social fragilizada duplamente: pela condição de mãe-mulher e pela condição  menos favorecida.” Veneziano acredita no valor histórico e dramatúrgico destes 25 textos. “É imenso o valor humanístico e, ao mesmo tempo poético. Uma dramaturgia reveladora sobre a submissão sexual da mulher e sobre o papel feminino na história mundial. Queremos chegar com a mesma força e vigor com que Franca chegava às plateias italianas dos anos de 1970.”

Sinopse

A personagem acorda cedo, pega o metrô para o trabalho e, antes de sair, precisa deixar tudo em ordem e, principalmente, arrumar o nenê (seu filho) para deixá-lo na creche. “Só que para tudo tem horário. Deve chegar na porta da creche antes que feche o portão. Suas coisas já estão em ordem. Porém, as confusões na hora de sair começam por atrapalhar a partir do momento em que não encontra a chave. E a porta está trancada!” Trata-se de uma comédia nitidamente de situação, recheada de gags próprias para palhaços e situações absurdas vão se sobrepondo: a chave some, ela repassa tudo que fez na noite anterior, o nenê chora muito, não pode acordar o papai, o nenê faz cocô, e la precisa trocá-lo, não tem água na torneira, ela aproveita a água da sopinha, coloca queijo ralado no lugar do talco e, assim por diante, atinge um tempo cômico quase chapliniano. “O absurdo do real cresce com a crítica aos patrões, com a péssima qualidade do transporte público, com a briga de casal, com as horas passando, até chegarmos no verdadeiro non sense que, por mais absurdo que seja, faz muito sentido!”, comenta Neyde

Proposta de Encenação

Em sua concepção de encenação, Neyde Venziano colocou o palhaço em seu ambiente natural, ou seja, onde tudo é de mentira: o nenê é claramente um boneco, as cadeiras, a pia, e tudo o que está no entorno forma uma casinha de palhaço. Minimalista e metafórica. Ou seja, esse espaço é habitado por alguém que não é normal. Pensa que é, mas não é. “E é exatamente nesse ponto que queremos chegar: quando o espectador se reconhece no ridículo da situação e passa a criticá-la ou a si mesmo, revendo seus conceitos."

Serviço
Encenado e gravado no palco do Teatro Giostri.  
Será transmitido nos dias 11, 12 e13, 18, 19 e 20 de junho, às 20h, com ingressos gratuitos.
De sexta a domingo. 
A transmissão será pelo canal da Veneziano Produções no YouTube
www.youtube.com/c...BQGRBQ/featured



 




VEJA TAMBÉM