CIÊNCIA

Repositório traz mapeamento completo da infraestrutura metroferroviária em São Paulo

Confira o áudio:





Foto: Portal Governo de São Paulo

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) produziu uma base de dados sobre a infraestrutura do transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O material foi organizado a partir de várias fontes, entre elas imagens de satélite.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

O repositório foi elaborado com base no arquivo CEM de Logradouros, um dos mais completos entre os disponíveis gratuitamente. Ele contém informações coletadas, principalmente, nos sites oficiais da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, além de dados do Google Maps e dos guias impressos Geomapas e Mapograf.

A rede de transporte de passageiros sobre trilhos na RMSP é composta por linhas novas, construídas especialmente para essa finalidade, como é o caso do Metrô, e de outras que foram adaptadas sobre vias que anteriormente serviam para o transporte de carga e/ou passageiros de longo percurso, como é caso da infraestrutura da CPTM.

Dois dos arquivos disponibilizados extrapolam os limites da região para incluir completamente o sistema de trens metropolitanos da CPTM, que chega a Jundiaí. Nessa área, o traçado da linha e o posicionamento das estações disponíveis no banco de dados do CEM são aproximados.

A base de dados pode ser consultada na página do CEM, selecionando, no menu à esquerda, “Temas”, o item Transporte e mobilidade, que oferece os dados sobre o transporte ferroviário e também sobre outros assuntos relacionados ao tema, como corredores de ônibus e terminais de passageiros.

*Com informações da Assessoria de Comunicação e Difusão do CEM.




VEJA TAMBÉM