SP CULTURA

TWB Ensemble: Um grupo dedicado ao repertório da era medieval e renascentista

Confira o vídeo:




O grupo TWB Ensemble (The Wandering Bard) foi criado em 2017, lançando o seu primeiro álbum em 2018 com uma abordagem bastante inovadora; tendo como objetivo aproximar o público especializado e os novos públicos por meio de uma fusão de música clássica e folclórica.

Nos anos que se seguiram, o ensemble abriu caminho para a área da música antiga, explorando repertório de épocas anteriores e fazendo uso dos seus instrumentos, feitos ao modo dos instrumentos antigos, que obtiveram por meio de uma campanha muito bem sucedida do GoFundMe financiada pela sua base de fãs com a meta de ter dois instrumentos construídos especialmente para os membros do grupo.

A vertente de produção do ensemble foi sempre liderada por Esin Yardimli Alves Pereira, sob o nome de CordaSonora que também incluiu Ricardo Alves Pereira. A filosofia deste casal é manter a sonoridade do produto o mais autêntica possível, para levar o público online a um ambiente acústico realista.



O terceiro disco do ensemble, "In Good Company With King Henry VIII", foi recebido com grande louvor pelos fãs de música antiga; sobretudo devido à comovente narrativa de Ricardo Alves Pereira, pelos arranjos únicos de canções atribuídas ao próprio rei, e por terem integrado um coro internacional para cantar um dos seus arranjos, nomeadamente "Whereto Should I Express" durante a era COVID-19. Desta maneira o ensemble provou que a música antiga não reconhece distanciamento social, nem é bloqueada na hora de produzir e partilhar. A produção do álbum decorreu em Portugal, mas os membros do coro e dois dos membros do ensemble residiam em várias partes do mundo.

Com o seu quarto e mais recente álbum; "Leyriath, of Music and Legends: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X)", o ensemble abordou de uma maneira instrumental as afamadas Cantigas, que usualmente são apresentadas com canto. Muito do público jovem, que de outra forma não encontraria esta música quase milenar, faz parte do perfil do ouvinte comum do ensemble. Isto deve-se à abordagem de carácter mitológico aplicada a esta música maravilhosa, mantendo a autenticidade cultural no nosso contexto atual, e valorizando os saberes (e de certa maneira a magia) das eras passadas.

Conquistando o coração de milhares de ouvintes nos seus concertos online de Cantigas de Santa Maria durante a Era Pandémica de 2020, o ensemble recebeu a força necessária para entrar em estúdio com esse repertório; e o que nós acreditamos é que eles conseguiram colocar coração e alma nesta obra; sendo perceptível ao ouvir-se a sua música.

Spotify
open.spotify.com/...anch=1&nd=1

YouTube
www.youtube.com/w...XPHAw2_GUIvbgHE

Apple Music
music.apple.com/u...onso/1575463322

Amazon Music
music.amazon.com/albums/B098SPC4VB



 




VEJA TAMBÉM



SP CULTURA  |   24/09/2021 10h30


SP CULTURA  |   21/09/2021 08h04


SP CULTURA  |   21/09/2021 07h39