SP DINHEIRO

Fundos com imposto semestral de curto e longo prazo. Saiba mais

Confira o áudio:




Hoje eu vou explicar a diferença entre: Fundo de Investimentos com imposto semestral de curto e longo prazo. Presta atenção porque faz toda diferença na sua rentabilidade líquida!

Os fundos abertos (não de ações) como:

De Renda Fixa;
Multimercados;
Cambiais;

Têm cobrança de imposto antecipado semestralmente, nos meses de Maio e Novembro (último dia útil desses meses), os famosos come-cotas.

A diferença quando um fundo é tido como curto prazo para um fundo de longo prazo é a alíquota do Imposto de Renda, porque enquanto o curto prazo se paga 20% sobre o rendimento semestralmente, no longo prazo se paga 15%.

Curto ou Longo Prazo

E o que determina se o fundo vai ser de curto ou longo prazo?

O prazo médio da liquidação dos ativos que compõem o patrimônio, ou seja, se eu tiver um prazo médio de liquidação de tudo o que o fundo tem de até um ano, esse fundo será taxado como curto prazo, logo alíquota de 20% ao semestre.  Se os ativos que compõem o patrimônio do fundo tiverem prazo médio de liquidação superior a um ano, pronto, ele é taxado como longo prazo, e o imposto come-cotas será de 15%. 

Resultado: Se você está em um fundo com o objetivo de manter o seu dinheiro acima de um ano e está em um fundo de curto prazo, você está no fundo errado. Vá para um fundo de longo prazo porque o seu imposto, antecipado, será menor.

Se você está em um fundo que o seu objetivo é realmente de curto prazo, você vai utilizar esse dinheiro até um ano, então fique aí tudo bem, são fundos que têm maior liquidez.

Olha a diferença que isso faz ao longo de 5… 10… 15… 20 anos. Eu te pergunto:
 

- Você acha que tem poucos investimentos alocados em fundos errados?

- Nãoooo, tem muitos investimentos alocados em fundos errados!

- Por quê?

- Porque não estão condizentes com o objetivo, com o horizonte de tempo do investidor.


Agora você sabe! Então, se aplica em fundo, verifique se o quanto está pagando de imposto está em linha com seu horizonte de tempo para esse investimento. 

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Acesse: acamef.com.br



Pixabay | Nile



VEJA TAMBÉM



SP DINHEIRO  |   01/09/2021 22h42


SP DINHEIRO  |   18/06/2021 04h59


SP DINHEIRO  |   08/06/2021 13h59