MÚSICA

A música instrumental paulista e cosmopolita do baterista Mario Gaiotto


Foto: Dani Gurgel

Acompanhado pelo pianista Daniel Grajew e pelo baixista Sidiel Vieira, o baterista Mário Gaiotto apresenta suas composições com influências do jazz contemporâneo de diversos países e da música instrumental brasileira no espetáculo virtual Cosmopaulista. A apresentação acaba de percorrer algumas cidades como Santos, Marília, Botucatu e Ourinhos, no dia 15 de outubro, às 19 horas, acontecerá no canal do YouTube do bateirista.

O espetáculo pretende retratar a diversidade cultural presente na vida do cidadão do estado de São Paulo, resultado da influência dos imigrantes e migrantes nesta região do País. Por isso o título Cosmopaulista, uma junção das palavras cosmopolita e paulista. Na formação clássica dos trios de Jazz, com piano, baixo e bateria, o trio apresenta repertório autoral de Mário Gaiotto, com músicas em ritmos como o maracatu nordestino e o batuque de umbigada paulista a ritmos de origem judia, árabe e africana, além de jazz e rock, imersos em linguagens melódicas e harmônicas de diversas procedências.

O espetáculo foi aprovado em edital do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac-SP), e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Mario Gaiotto

Iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí e graduou-se bacharel em música pela UNESP. Trabalhou com renomados músicos brasileiros, dentre eles Antônio Nóbrega, Benjamim Taubkin, Proveta, Teco Cardoso, Spok, Toninho Ferragutti, Hércules Gomes, Alexandre Ribeiro, Gian Correa, Alessandro Penezzi, Chico Saraiva, além de músicos de outras nacionalidades como o belga Henri Greindl, o grego Dimos Goldaroulis, o israelense Itamar Doari, o austríaco Michael Ruzitschka e os franceses Jacques Figueras e Nicola Són. Foi um dos fundadores do grupo de música instrumental brasileira Mandu Sarará, com o qual gravou discos com participações especiais de Hermeto Pascoal e Danilo Caymmi. Participou de turnês internacionais na França, Índia, Portugal, Rússia, Cuba, Estados Unidos, Argentina e Uruguai.Trabalhou como baterista em musicais como We Will Rock You, Shrek, Rock In Rio e Aida.

Acesse

www.youtube.com/mariogaiotto
www.facebook.com/mariogaiottosp
www.instagram.com/mariogaiotto

Serviço

Data e horário: 15/10 às 18:00
Local de exibição: www.youtube.com/culturasantos




VEJA TAMBÉM