PODCASTS

Minidocumentário realizado pela Associação Aquarela, terá projeções nos muros da Vila Nova Jaguaré
O filme alterna realismo e realismo fantástico para contar a iniciativa promovida pela Associação Aquarela, que atua há 25 anos na localidade


“É onde uma pequena coisa, faz grande efeito! A pessoa saber educar uma criança e é através de um animal, de uma planta... Porque só a palavra, as vezes, não educa.”

Sr. Humberto – Vizinho da Associação Aquarela


No dia 20 de novembro, às 18h, acontece, o lançamento do mini-doc ‘Isso é um documentário ou uma poesia?’. O filme será projetado nos muros da comunidade Vila Nova Jaguaré, em São Paulo, e, simultaneamente, lançado no canal do YouTube da Associação Aquarela.

O minidocumentário realizado pela Associação Aquarela, que atua no território há 25 anos, traz um olhar documental e poético sobre as proposições de educação não formal realizadas, durante a pandemia, com 120 famílias residentes na maior favela de área contínua da cidade de São Paulo. A criação e fruição artístico-pedagógica de meninos e meninas da comunidade Vila Nova Jaguaré; as adaptações realizadas pela equipe pedagógica diante da nova realidade imposta pela pandemia; o uso da tecnologia e reverberações individuais e coletivas do processo são abordados em um roteiro que costura depoimentos, animações e imagens documentais, construindo um registro audiovisual que alterna a abordagem realista e a do realismo fantástico. 

Foto: Rosana Andrade

O filme foi viabilizado pelo edital ProAc – Nº 33/2020 – Manutenção e Ampliação de Atividades Realizadas por Grupos, Entidades, Associações, Coletivos e Empresas Culturais de Favelas e Comunidades no Estado de São Paulo.

Sinopse

Uma casa sol e seus planetas-módulos! A Aquarela, também chamada de casa amarela, e seus meninos e meninas que compõem os módulos 1, 2 e 3, foram transformados em personagens fabulares para contar como foi que se reinventaram em meio a uma pandemia... Venha descobrir se “Isso é um documentário ou uma poesia?”!

A abordagem extramuros da Associação Aquarela

A Associação Beneficente Assistencial Aquarela é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que, desde 1996, atua com o propósito de oferecer à comunidade da Vila Nova Jaguaré um serviço de educação não formal, sistemático e contínuo. A instituição atende 120 crianças e adolescentes entre 05 e 12 anos nos períodos manhã e tarde, no contraturno escolar.

A partir de dois eixos centrais: convivência – cultura, interação e cidadania; e o conhecimento – linguagem verbal, matemática e artes, as ações socioeducativas realizadas pela Associação Aquarela são delineadas pela equipe pedagógica para proporcionar experiências significativas às crianças e adolescentes; com impacto na vida escolar, nas relações interpessoais e no desenvolvimento de capacidades e habilidades para a atuação no meio social.

Desde 2017, todas as ações convergem para projeto central “Colorindo a Vizinhança”, no qual as atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes frequentadores da associação reverberam na comunidade do entorno, por meio de ações extramuros. Ações como projeções na comunidade, Mostra Cultural aberta ao público e outros eventos e ações de compartilhamento das produções artístico-pedagógicas aproximam a instituição, seus atendidos e a comunidade, o que eleva o impacto positivo realizado pela Aquarela ao território, onde a associação está instalada, a Vila Nova Jaguaré. 

Site e redes sociais Associação Aquarela

Site: associacaoaquarela.org.br
Instagram: www.instagram.com/aquarelaassoc
Facebook: www.facebook.com/aquarelaassociacao

Ficha Técnica

Idealização: Associação Aquarela
Roteiro e Direção: Rosana Andrade
Direção de Fotografia e Edição: Rogério Pixote
Som Direto: Fernando Solidade e Flávio Galvão
Animações: Lucas Bandeira
Narradores: Luiza Abe, Vitor Marques e Rafael Abrahão
Designer Gráfico: Lucas Bandeira
Assessoria de Imprensa: Nany Gottardi – Locomotiva Cultural
Administrativo: Lourdes Santana
Equipe Aquarela: Claudio Henrique de Oliveira, Francisca Rosemar dos Reis Leonel, Gisele Xavier, Janete Rios Rocha, Lourdes Santana, Lúcia Rocha, Meuri Monique Dias, Rogério Harmitt, Rosana Andrade, Terezinha Rios, Wanderleia Rocha 

Serviço

Lançamento  do Mini - Doc: Isso é um documentário ou uma poesia?
Data e horário: 20 de novembro, às 18h
Local: Canto da Arte –  Rua Três Arapongas, 272-424 – Vila Nova Jaguaré, São Paulo – SP e canal do YouTube da Aquarela
www.youtube.com/c...u7xSncz1Q/about




VEJA TAMBÉM



PODCASTS  |   07/12/2021 23h33





PODCASTS  |   03/12/2021 18h09


PODCASTS  |   26/11/2021 20h15