SP DINHEIRO

Renda Fixa ou Renda Variável? Entenda a diferença

Confira o áudio:




Você sabe a diferença entre Renda Variável e Renda Fixa? Vamos falar um pouquinho mais sobre isso?

Renda Variável

Se você abrir ou comprar uma empresa, você sabe quanto você vai ganhar? Não sabe! Portanto, é um exemplo de renda variável. Logo, o investimento em ações (lá na B3) é um exemplo clássico em Renda Variável.

Temos outros exemplos de Renda Variável, como Derivativos, Fundos de Investimento, entre outros, ou seja, tudo o que você não sabe quanto vai ganhar é Renda Variável.

Renda Fixa

Mas, olha só, em Renda Fixa nós temos duas modalidades, e costumam gerar muita confusão na cabeça do investidor.

Temos:

Renda Fixa Pré-Fixada
Renda Fixa Pós-Fixada

Renda Fixa Pré-Fixada

A Pré-Fixada você já sabe a taxa de rendimento que você vai ganhar, por exemplo, 10% ao ano, aconteça o que acontecer, vai ganhar os 10% ao ano, portanto, falamos que é uma Renda Fixa Pré-Fixada.

Renda Fixa Pós-Fixada

A Renda Fixa Pós-Fixada vai pagar x% de um índice e este índice não sabemos de quanto vai ser, mas se sabe quantos % desse irá receber.

Por exemplo, você contrata um CDB que vai pagar 150% do CDI, é um investimento em Renda Fixa, porém com a rentabilidade Pós-Fixada. Entendeu?

Portanto, quando  atrelado à um índice é x% de alguma “coisa” (CDI, SELIC, IPCA), mas você não sabe quanto vai render, estamos falando de Renda Fixa pós-fixada Já quando você sabe que vai ganhar uma taxa pré-determinada, estamos falando de Renda Fixa pré-fixada. Percebeu que ambas são renda fixa?

Uma das maiores diferenças entre esses investimentos, claro, além do risco, geralmente Renda Variável apresenta muito mais risco do que o Renda Fixa, inclusive de perda de patrimônio ou parte dele,  justamente pela incerteza da rentabilidade. Também Temos grande diferença na forma de tributar, enquanto renda variável, não depende do tempo , geralmente é 15 x% sobre o ganho, em renda fixa temos uma alíquota decrescente, que depende reduz conforme o tempo do investimento aumenta, sendo a maior a alíquota do Imposto de Renda, a saber, vai de 22,5% a 15%.

E aí, você entendeu as diferenças entre Renda Variável e Renda Fixa?

É isso aí…

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Acesse: acamef.com.br



Foto: Pixabay | stevepb



VEJA TAMBÉM



SP DINHEIRO  |   01/09/2021 22h42


SP DINHEIRO  |   18/06/2021 04h59


SP DINHEIRO  |   08/06/2021 13h59