Sintonize

DINHEIRO

Derivativos e Mercado Futuro: A lógica desses mercados



Confira o áudio:




Hoje vou falar sobre Derivativos, sobre Mercado Futuro. Para que quando você ouvir os termos SWAP, Mercado à Termo, Mercado Futuro, Mercado de Opções, você tenha a lógica, o racional, o porquê desses mercados.

Vamos lá?

Derivativo

Todo Derivativo se realiza no tempo futuro, por exemplo, você adquire o direito de comprar um  bem hoje, mas você só vai pagar e receber esse bem na data combinada, no futuro.

Você comprou um bem hoje por R$100 para liquidar daqui a três meses, então daqui a três meses, vai ver quanto esse bem está valendo no mercado, digamos que R$120, opaaa, você ganhou vinte reais. Mas a variação também pode ser negativa, ou seja o produto estar valendo 80,00 por exemplo, aí, você perde 20,00.

Opções, Mercado Futuro, SWAP

A maioria dos derivativos o investidor desembolsa no momento zero apenas um sinal de negócio, e muitos são liquidados no futuro apenas pela variação do preço do bem, que pode ser positivo ou negativo. É o caso de Opções, Mercado Futuro e SWAP. De qualquer forma, se vai ganhar ou se vai perder, só saberá depois do prazo transcorrido.

Esta estratégia é muito utilizada tanto para fazer proteção do capital, quanto para se alavancar. Justamente, porque não precisa desembolsar todo capital no momento zero e se sabe o valor que irá pagar (ou receber) no prazo futuro. Esta é a grande magia do Mercado Futuro e a do uso dos Derivativos.

Proteger / Alavancar o Capital

Aparentemente é um assunto complicado porque ele tem muitos detalhes, mas é um mundo gigantesco que representa 80% da movimentação da B3!

Se você entender:

SWAP;
Mercado à Termo;
Mercado Futuro;
Mercado de Opções;

São estratégias para proteger o capital ou para se alavancar e que o resultado depende da realização e da oscilação no espaço de tempo conforme o contrato, entendeu o conceito, eu estou satisfeita!

Por hoje eu fico por aqui. Espero que você tenha entendido.

Eu sou a professora Solange Honorato da Acamef e até o próximo boletim.

Acesse: acamef.com.br



Foto: Pixabay | Bru-nO



VEJA TAMBÉM



DINHEIRO  |   27/02/2021 01h57





DINHEIRO  |   23/02/2021 09h44