Sintonize

CULTURA

Japan House apresenta exposição sobre embalagens do Japão



Confira o vídeo:




Itens essenciais na vida contemporânea, as embalagens têm importância fundamental também na cultura nipônica - relevância evidenciada pelo termo tsutsumu, palavra japonesa que significa “embrulhar”, “empacotar” e cujo ideograma simboliza a imagem de uma criança dentro do ventre da mãe, remetendo à ideia de proteger aquilo que é precioso. A Japan House São Paulo apresenta, então, a mostra ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, de 19 de janeiro a 14 de março de 2021.

Elaborada em parceria com a Japanese Package Design Association (JPDA), empresa responsável pelo Japan Package Design Awards – prêmio que celebra, desde 1985, designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico –, a mostra apresentará itens que revelam muito do comportamento do consumidor, tradições e costumes presentes no cotidiano japonês. As atrativas embalagens exibem a importância do ato de presentear como parte de um complexo código de etiqueta no Japão, além do quanto se preza por embrulhos práticos e sustentáveis no dia a dia, como as bebidas em formato to go, que transmitem a ideia de uma vida sempre em movimento. 

 


Foto: Wagner Romano


O prêmio, realizado a cada dois anos no Japão, consolidou-se como um importante reconhecimento aos designers no país e teve, por exemplo, Kenya Hara, celebrado designer e um dos idealizadores do projeto global Japan House, como um dos nomes de destaque já premiados. A mostra, que chega para estimular um intercâmbio de ideias entre o Brasil e o Japão, traz para o público brasileiro soluções de design, sustentabilidade e lifestyle presentes atualmente no mercado japonês. Será exposta uma seleção de itens premiados e finalistas, que compõem um panorama dos diferentes tipos de embalagens presentes no mercado japonês de hoje.

“São objetos que dizem muito sobre a cultura japonesa, que chamam a atenção por sua estética e pela importância dada a cada detalhe, mas que também permitem enxergar um panorama geral do hábito de consumo no país atualmente. Esperamos também inspirar designers e empresas nacionais que buscam por essa combinação entre produto, design e sustentabilidade, como forma de entregar uma experiência completa ao consumidor. O refinamento da embalagem valoriza ainda mais o produto interior e merece o mesmo cuidado de desenvolvimento, algo nítido nessa exposição”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra.

‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’ busca apresentar também porque o país é admirado mundialmente por sua cultura de embrulhar, que coloca recipiente e conteúdo no mesmo patamar de importância, sendo o invólucro de qualidade um sinal de respeito à pessoa que irá receber o objeto, carregando aspectos importantes do conceito de Omotenashi, de hospitalidade e tratar bem ao outro e, neste caso, entendendo a importância do design pensado para antecipar necessidades do consumidor, respeitando usuário e natureza.
 
Entre os itens da mostra estão marcas de alimentos, bebidas e cosméticos em embalagens afetivas e divertidas; ecologicamente corretas (como peças que abdicam de rótulos como uma prática para gerar menos resíduos); e embalagens reutilizáveis. Parte essencial do objeto, um design bem pensado valoriza o melhor de cada produto e pode partir de técnicas mais tradicionais e milenares como o Furoshiki - técnica milenar japonesa que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações -, até as mais complexas e tecnológicas, como um frasco de loção produzido com o mais alto nível da indústria, utilizando vidro super reciclado (90% ou mais). No Japão, cada detalhe importa e deve ser considerado com a máxima atenção, revelando que a busca nipônica pela perfeição e senso de beleza pode ser percebida até mesmo em um objeto simples e cotidiano como as embalagens.

Sobre Japan Package Design Association (JPDA)

É uma organização para designers e empresas envolvidas no design de embalagens. Estabelecida em 1960, a JPDA é a única organização para o design de embalagens no Japão. Realiza a Japan Package Design Awards a cada dois anos desde 1985, concurso que é uma oportunidade para os designers de embalagens terem seus trabalhos avaliados com base em critérios como design e criatividade. As inscrições podem ser feitas por membros e não membros da associação e os designs são avaliados por profissionais de design de embalagens com foco em criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico.

Exposição Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão
De 19 de janeiro a 14 de março de 2021*
Segundo andar

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Domingo: das 11h às 17h*
Entrada Gratuita
Reserva online antecipada (opcional): agendamento.japanhousesp.com.br

*As datas e os horários de visitação podem ser alterados de acordo com as determinações do Plano São Paulo.



Foto: Wagner Romano



VEJA TAMBÉM